Como Amenizar a Dor de Dente Inflamado? Mitos e Verdades

Dor de dente é um mal que todos passaremos ao menos uma vez na vida e os motivos são vários.

A dor acontece quando a inflamação atinge uma parte sensível do dente e pode ser resultado de uma gengivite, de uma cárie não tratada ou mesmo de um trauma (trincar, lascar, quebrar ou mesmo perder um dente por causa de uma batida jogando bola ou de uma mordida em um alimento muito duro, por exemplo).

Seja qual for o motivo da dor, é super importante ir ao dentista o quanto antes, pois, emergências bucais podem levar a sérias complicações se não tratadas, podendo chegar, inclusive, a infecções generalizadas. E isso não é um mito, é uma verdade que deve ser respeitada, pois bactérias da boca podem ir facilmente para o coração, por exemplo.

Agora, se você está no meio da noite e precisa dormir para procurar o dentista no dia seguinte ou terá que esperar a consulta marcada para daqui alguns dias, existem algumas medidas que você pode tomar para aliviar as dores enquanto não realiza o tratamento adequado.

Mas, antes de falar dessas medidas, vamos novamente alertar para pontos que se acontecerem você deve procurar uma emergência, seja em clinica dentária ou mesmo em um pronto atendimento hospitalar, pois podem ser sinais de que a infecção do dente está se alastrando:

• Dificuldade para engolir
  • Fala “enrolada”
  • Falta de ar e/ou dificuldade para respirar
  • Inchado abaixo do olho
  • Vermelhidão na face e/ou pescoço e região

Na ausência desses sintomas, você deve estar apenas com uma dor constante e severa, que indica a inflamação nos dentes. Então, vamos aos cuidados que você pode tomar para amenizar a dor e outros que não deve fazer pois são apenas mitos:

Tome um analgésico com ação anti-inflamatória

O uso desses medicamentos de venda livre, na maioria das vezes, traz alívio imediato para a dor de dente. São medicamentos como paracetamol, ibuprofeno e aspirina.

Não se esqueça: ao comprar esses remédios, fale com o seu dentista por telefone ou com o farmacêutico de plantão para uma melhor orientação.

Cuidado com o mito da aspirina.

Acabamos de mostrar que a aspirina é um bom medicamento para aliviar a dor de dente, mas ela deve ser ingerida.

Existe um mito de que o uso tópico das aspirina ajuda a eliminar a dor. Você não deve coloca-la sobre o dente ou a gengiva, pois não terá efeito e ainda poderá causar queimaduras graves na sua boca, complicando o problema.

Faça gargarejo com água e sal

Basta misturar um copo de água morna com uma colher de sal e fazer gargarejos repetidas vezes, certificando-se de que a solução entrou em contato com o dente.

Esse processo pode até mesmo curar infecções leves.

Esqueça os elixires de alho

Alho é um ótimo alimento para prevenir contra a ação de bactérias no corpo, mas, não existe qualquer tipo de comprovação científica do seu uso tópico em lesões.

Então, usar alho para tratar dor de dente é um mito, de nada servirá no alívio da dor ou na cura da inflamação em si.

Por fim, manter sua cabeça elevada, mesmo quando for dormir, ajuda a diminuir a pressão na área inflamada e pode reduzir a dor. Mas, nada melhor do que procurar seu dentista o quanto antes. Ele é quem irá solucionar de fato sua dor de dente.