Placas bacterianas, por que acumulam?

Já reparou como os dentes costumam ficar amarelados com o tempo e sempre que vamos ao dentista e recebemos uma limpeza nossos dentes imediatamente clareiam?

placa-bacteriana

Isso é a placa bacteriana se formando e, se não fizemos regularmente a limpeza, elas podem se tornar tártaro e mesmo comprometer toda a saúde bucal, gerando doenças periodontais, como a gengivite e perdas ósseas, que podem levar à perda dental.

Bem, vale a gente entender melhor o que é a placa bacteriana.

A placa bacteriana é formada por bactérias e restos de alimentos que grudam nos dentes, formando um tipo de camada pegajosa e incolor. Ela é a principal causa de cáries e da gengivite, por isso, precisa ser removida diariamente com a higiene bucal.

Quando a placa bacteriana não é removida, ela se calcifica, ou seja, endurece e se cola ao dente (no esmalte), pertinho da gengiva, encostada em uma região chamada “margem gengival”. Isso é o tártaro, que escurece o dente, deixando mais amarelado.

O tártaro é áspero, uma superfície que ajuda no acúmulo de mais bactérias e restos de alimentos, é, portanto, o local ideal para formação de mais placa bacteriana.

Então, voltamos à pergunta inicial: por que a placa bacteriana acumula no dente?

A placa se forma porque deixamos de fazer corretamente a limpeza da nossa boca. O acúmulo acontece por deixarmos restos de alimentos e partes do dente sem a higienização, mantendo as bactérias ativas.

Um dos motivos mais comuns de acumulação de impurezas nos dentes é a falta do fio dental. Utilizar o fio dental, removendo as sujeiras dos lugares onde a escova não consegue chegar é fundamental para retirar a placa bacteriana. Por isso, é importante usar o fio dental ao menos uma vez ao dia.

Bem, escovar os dentes é fundamental, né? Não podemos esquecer de escovar ao menos 3 vezes por dia, logo após as refeições, o que remove a maior parte da placa bacteriana da superfície dental.

Adotando atitudes diárias

Uma atitude que ajuda bastante no acúmulo de placa bacteriana é consumir alimentos ricos em açúcar, principalmente aqueles super doces que grudam nos dentes. Por isso, o melhor é evitar

Então, se você quer evitar o acúmulo de placas bacterianas na sua boca, não deixe de fazer uma boa limpeza diária. Mas, também é importante que visite seu dentista regularmente, pois ele irá fazer uma limpeza completa e profissional, removendo qualquer vestígio de placa ou tártaro da sua boca.